terça-feira, 15 de setembro de 2015

Viu, como se faz?

Quem nasceu até meados dos anos 80 deve se lembrar de um programa da TV Cultura chamado "Rá-Tim-Bum" (antes de virar castelo).

Nesse programa tinha um quadro que mostrava como algumas coisas eram feitas, com uma vinheta "viu, como se faz?"e na própria música iam explicando o passo-a-passo da construção do objeto em questão.

Estamos enfrentando crises no Brasil...no plural, porque, infelizmente, são várias- hídrica, econômica, política. Uma em decorrência da outra, num cenário em que não se sabe quem nasceu primeiro.

Fato é que até a TV Cultura, com tantos programas educativos, que fizeram história, está sendo fortemente impactada com ela.
Em momentos assim, muitas pessoas perdem empregos ou se sentem ameaçados todos os dias. A instabilidade é geral e tira o sono.

Infelizmente, não existe receita de bolo. Não é possível ensinar como lidar com uma demissão, como fazer os negócios serem estabelecidos nesse cenário.
Mas é possível orientar, dar dicas, mostrar possibilidades.

Na crise de 2009, o Dunga era técnico da seleção e estava sendo altamente criticado. Ele então disse em uma coletiva "Pensa mais no teu trabalho e menos no teu emprego".  Diante da derrota em 2010, ele acabou saindo da seleção, mas depois do memorável 7a1, ele recuperou o cargo.

Se tem um conselho para a crise, para quem está empregado, é exatamente esse "pensa mais no teu trabalho e menos no teu emprego". Realize suas atividades, seja comprometido, preocupe-se com o que precisa ser entregue. Pois isso depende só de você, o que vai acontecer com sua emprego, você não tem controle.

E se você não está trabalhando, lembre-se do Dunga. Ele não teve sucesso em 2010, mas está com uma nova chance. Aprender com as lições, entender onde poderia ter feito diferente e estar disposto a mudar, ajuda a ter mais sucesso na próxima oportunidade.

Vamos arregaçar as mangas, encarar a crise e assim superar os desafios.

Sucesso e sorte para nós!